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Carta de Serviços/04 - SAÚDE

Carta de Serviços - SAÚDE

Serviços de Saúde prestados no Município de Presidente Castelo Branco Pr

 

O presente instrumento visa nortear a população de Presidente Castelo Branco em relação aos serviços disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde. Para tanto, será relacionado o grupo e a classe de ações e em seguida as atividades disponibilizadas para cada Centro de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que são a referência da Atenção Primária sendo a porta de entrada e detentora da coordenação do cuidado das áreas adstritas realizando atividades de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Requisitos para melhor atendimento:

 

Documentos Necessários:

Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS)
Documentos pessoais;

O CNS é impresso nas unidades de saúde mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência.

 

Órgão Responsável:

Prefeitura Municipal de Presidente Castelo Branco -PR
Secretaria Responsável:

 

Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Castelo Branco -PR

 Unidade Mista de Saúde Dr Arlindo Santana Lins

Endereço: R Vereador Nelson Faccin, 119 - Centro

Telefones:

(44) 3135-0999

 

 Centro de Saúde Integral a Mulher e a Criança

Endereço: Rua Dona Sinha, s/n - Centro

Telefones:

(44) 3135-0950

 

 Saúde Bucal

  1. Atividade educativa/orientação em grupo na atenção básica
  2. Instrução de higiene oral
  3. Evidenciação/revelação de placa bacteriana
  4. Bochecho fluoretado
  5. Escovação dental supervisionada
  6. Aplicação tópica de flúor
  7. Atividades em grupos
  8. Visita domiciliar
  9. Ações na escola
  10. Atendimento clínico ambulatorial na Unidade de Saúde
  11. Tartarotomia/raspagem de cálculo
  12. Restauração de dentes anteriores e posteriores decíduos e permanentes, em resina composta fotopolimerizável e cimento de ionômero de vidro
  13. Exodontias/extrações de dentes permanentes e decíduos
  14. Atendimento de urgência
  15. Exame clínico para identificação de lesões suspeitas de malignidade
  16. Encaminhamento para os centros de referência para a realização de procedimentos de média complexidade (tratamento de canal, periodontal severo, cirurgias periododontais, extrações complexas, raio X panorâmico, entre outros)

 

Equipe de Programa Saúde da Família

 

Atendendo toda a demanda da população, destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção. Contando com o profissional Médico Clínico Geral, Enfermeiro responsável pela equipe da Estratégia de Saúde Da Família, Auxiliar de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

 

 

 

Setor de Fisioterapia:

 

    1. Agendamento, avaliação e tratamento individual e coletiva
    2. Fisioterapias: neurofuncional, pediátrica, ortopédica, cardiorrespiratória, reumatologia, geriátrica.
    3. Avaliação cinésio-funcional
    4. Massoterapia, Eletroterapia, Termoterapia
    5. Fortalecimento e alongamento muscular
    6. Atendimento domiciliar
    7. Solicitação de OPMS

 

 

Farmácia: Estoque e Dispensação para pacientes em Observação / Urgência e Emergência e Pacientes atendidos na Atenção Básica

  1. Medicamentos Injetáveis
  2. Soroterapia
  3. Dispensação de medicamentos em Farmácia conforme prescrição médica para pacientes que estão em observação pelo período de aproximadamente 24 horas.
  4. Materiais médico-hospitalares para os atendimentos
  5. Medicamentos para Atendimento de pacientes graves- Urgência e Emergência
  6. Medicamentos do Programa do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica
  7. Dispensação de medicamentos na farmácia conforme prescrição médica
  8. Atendimento a pacientes diabéticos e hipertensos
  9. Programação, compras e distribuição de medicamentos e materiais médicos hospitalares
  10. Dispensação de medicamentos na Farmácia Municipal com extensa quantidade de medicamentos ofertados na REMUME (Relação Municipal de Medicamentos)
  11. Medicamentos ofertados através de Licitação (Pregão Eletrônico), Consórcio Estadual, Municipal e Federal;
  12. Encaminhamentos de processos dos medicamentos especializados do estado e judiciais

 

Atendimento de Urgência e Emergência e ambulatorial

 

Procedimentos Ambulatoriais realizados

  1. Sutura de lesões superficiais de pele
  2. Retirada de corpo estranho subcutâneo
  3. Exérese de calo
  4. Debridamento e curativo de escara ou ulceração
  5. Curativo
  6. Curativo em pé diabético
  7. Drenagem de abscesso
  8. Tratamento de miíase furunculose
  9. Retirada de pontos
  10. Remoção de cerume
  11. Nebulização
  12. Administração de medicamentos e Soroterapia;
  13. Aplicação de medicação parenteral
  14. Testes rápidos de Covid 19
  15. Teste do pezinho (Recoleta)
  16. Controle de pressão arterial
  17. Controle de glicemia capilar
  18. Terapia de reidratação oral
  19. Cateterismo uretral
  20. Cantoplastia
  21. Eletrocardiograma (Urgências)
  22. Coleta Sanguínea (Urgências)

 

 

Para Urgências e Emergências: Realizado Protocolo de Classificação de Risco para Atendimento da população.

 

Dia e Horário de Atendimento:

24 horas

Documentos Necessários:

Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);

Documentos pessoais

 

 

Equipe de Programa Saúde da Família

 

Atendendo toda a demanda da população, destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção. Contando com o profissional Médico Clínico Geral, Enfermeiro responsável pela equipe da Estratégia de Saúde Da Família, Auxiliar de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde

 

 

Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente

  1. Consulta puericultura até o 7º dia após o nascimento
  2. Vigilância do recém-nato de risco/vulnerável
  3.  Triagem Neonatal
  4. Promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses e continuado até 2 anos ou mais
  5. Promoção de alimentação e hábitos saudáveis
  6. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, com utilização da Caderneta de Saúde da Criança (0 a 2 anos)
  7. Pesar, medir e avaliar o desenvolvimento, preenchendo a caderneta da criança em todo atendimento
  8. Imunização de rotina e participação nas campanhas
  9. Atualização do Calendário Vacinal
  10. Vigilância Nutricional: identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes em risco nutricional com pesagem mensal pela equipe de Saúde da Família (baixo peso, sobrepeso e obesidade)
  11. Acolhimento com avaliação de risco (demanda espontânea)
  12. Prevenção da violência contra crianças e adolescentes, e acolhimento/atendimento/notificação/acompanhamento dos casos suspeitos ou confirmados
  13. Assistência a problemas mais comuns no recém-nascido e no lactente
  14. Identificar e acompanhar crianças no Programa Bolsa Família
  15. Identificar situações que requeiram atendimento de urgência e/ou especializado/internação e encaminhar quando necessário
  16. Realizar ações para Saúde do Escolar
  17. Atenção à saúde bucal
  18. Prevenção do uso de drogas
  19. Promoção da saúde sexual e reprodutiva
  20. Atividades educativas individuais e coletivas voltadas para a promoção do desenvolvimento saudável da criança
  21. Promoção da cultura de prevenção nas escolas
  22. Prevenção dos fatores de risco para doença cardíaca isquêmica e diabetes na infância e na adolescência
  23. Manejo da dengue 
  24. Consulta Médica
  25. Consulta de Enfermagem

Atenção à Saúde da Mulher

  1. Planejamento familiar e direito sexual e reprodutivo orientação individual e em grupos de métodos contraceptivos
  2. Dispensação de métodos contraceptivos
  3. Assistência ao pré-natal diagnóstico precoce gravidez assistência pré-natal 
  4. Assistência ao puerpério Assistência ao climatério
  5. Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo)
  6. Rastreamento de câncer de mama
  7.  Manejo de problemas ginecológicos mais comuns
  8. Consulta Médica
  9. Consulta de Enfermagem
  10. Consulta Odontológica

 Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso

  1. Rastreamento de DM (diabetes melittus)
  2. Rastreamento de HA (hipertensão arterial)
  3. Prevenção, identificação e acompanhamento das IST e HIV-AIDS
  4. Prevenção, identificação e acompanhamento de situações de violência
  5. Manejo das doenças cardiovasculares
  6. Manejo das doenças crônicas respiratórias
  7. Manejo de outras doenças crônicas prevalentes
  8. Manejo de problemas mais prevalentes no adulto
  9. Avaliação global do paciente idoso
  10. Manejo de tuberculose Manejo de hanseníase
  11. Abordagem das hepatites virais agudas
  12. Manejo da dengue
  13. Emissão de atestado médico e demais documentos
  14. Identificação e acompanhamento de doenças relacionadas ao trabalho
  15. Prevenção, identificação e acompanhamento de distúrbios nutricionais.
  16. Prevenção, identificação e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
  17. Prestar apoio/orientação aos cuidadores de deficientes
  18. Acolher as pessoas em situações de crise mental, e referenciar se necessário
  19. Referenciar todos os casos de saúde mental quando necessário para suporte técnico, mantendo o acompanhamento dos pacientes
  20. Promover ações de redução de riscos e danos a uso de álcool e outras drogas
  21. Acompanhamento ao portador de transtornos mentais comuns (leves), através de consultas médicas
  22. Abordagem e manejo de transtornos de ansiedade não complicados
  23. Abordagem e manejo de transtornos depressivos não complicados
  24. Atendimento médico com profissional Psiquiatra

Saúde Mental

  1. Avaliação e atendimento com psicoterapia individual.
  2.  Dois (2) profissionais psicólogos atendendo a demanda;
  3.  Terapia em grupo
  4.  Estratificação de Risco em Saúde Mental

 

 

Setor Administrativo:

 

Compete a direção geral da unidade e dos trabalhos da Secretaria no cumprimento das suas atribuições, coordenando todos os servidores nela lotados e todos os trabalhos realizados.

 

 

Setor de Transporte e Exames Especializados:

  1. Agendamento de viagens;
  2. Confirmação de horário das viagens;
  3. Agendamentos de exames especializados;
  4. Consultas médicas especializadas são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde
  5. Agendamento de exames e consultas de média e alta complexidade
  6. Agendamento de cirurgias eletivas
  7. Agendamento de consultas especializadas de Alta Complexidade pelos sistemas do Ministério da Saúde do GSUS, SISREGIII, entre outros
  8. Agendamento de exames laboratoriais para laboratórios credenciados via CISAMUSEP
  9. Entrega dos resultados de exames;
  10. Agendamento de ônibus para Região
  11. Agendamento de ônibus para Curitiba, Campo Largo e Ponta Grossa

 

Centro de Especialidades

    1. Recepção e agendamento de Fisioterapia conforme encaminhamentos
    2. Recepção e agendamento de Psicologia conforme encaminhamentos
    3. Solicitação de Órteses e Próteses, cadeiras de rodas e banho, aparelhos ortopédicos em geral conforme encaminhamentos dos médicos das UBS e da referência.
    4. Recepção e agendamento de Fonoaudiologia conforme encaminhamentos
    5. Recepção e agendamento de Nutricionista conforme encaminhamento

 

Dia e Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira.

Das 7:30h às 17h


Documentos Necessários:

Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);

Documentos pessoais

Guia de Encaminhamento médico

Rua Vereador Nelson Faccin

Telefone: (44) 31350999

 

 Setor de Epidemiologia:

  1. Coordenação de imunobiológicos na unidade básica de saúde;
  2. Atendimento à demanda espontânea de pacientes crônicos;
  3. Vacinação;

Vigilância em Saúde:

 

Programa de imunizações: Detecção, notificação e atuação na resposta coordenada às emergências de saúde pública.

  1. Busca ativa de casos de Doenças de Notificação Compulsória (DNC)
  2. Notificação de Doenças e/ou Agravos de Notificação Compulsória
  3. Investigação domiciliar de DNC (casos ou óbitos) ou outros agravos nos casos em que se aplica
  4. Preenchimento da Notificação do SINAN para Violência

Setor de Vigilância Sanitária:

  1. Inspecionar,
  2. Cadastrar,
  3. Emitir alvarás sanitários,
  4. Coleta de água para Análise;
  5. Cadastrar todos os estabelecimentos sob a vigilância sanitária,
  6. Licenciar estabelecimentos de baixa complexidade,
  7. Inspecionar estabelecimentos de baixa complexidade,
  8. Coletar amostra de produtos e para Análise fiscal.

 


 

Setor de Endemias:

  1. Visitas domiciliares e nos estabelecimentos comerciais para Controle de vetores
  2. Atendimento a demanda
  3. Trabalho em conjunto com o setor de epidemiologia nos casos de doenças notificadas para os controles das doenças
  4. Visitas quinzenal nos pontos estratégicos (PE)

 

 


 

 

Observações:

 

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

O atendimento nas UBSs é realizado por demanda espontânea e agendamentos que pode ser presencial ou por telefone, mediante apresentação do Cartão Nacional SUS (CNS).

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

 

Realização de atividades de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.


 

Órgão Responsável:

Prefeitura Municipal de Presidente Castelo Branco-PR
 


 

Secretaria Responsável:

Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Castelo Branco-PR
 

 

Telefone:

(44) 31350999 (Urgência e Emergência)

(44) 31350950 (Unidade Básica)

(44) 31350951 (Agendamento Municipal)


E-mail:

sec.saude@pcastelobranco.pr.gov.br

 

Local:

Rua Vereador Nelson Faccin, 300


Unidade Básica de Saúde:

Dia e Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira

Das 7:30h às 17h

 

Urgência e Emergência (24 Horas)

 

 


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